quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Serie Erros em Sites Web - Itau

Os bugs me perseguem, só pode!!!
Estava eu informando os meus dados de agência e conta para acessar o Itau InternetBank quando, de repente eu vejo uma tela estranha e cheio de "+++++" ao invés do meu nome... Voltei e ví que tinha colocado o dígito verificar da conta errado, mas ao invés de apresentar a mensagem de agência/conta inválidos eis que encontrei um bug...

Como reproduzir o bug...
1. Acesse o site http://www.itau.com.br
2. Informe os seguintes dados e clique no botão OK:
   2.1 Agência: 1546
   2.2 Conta: 58641
   2.3 Dígito: 1

1. Inserindo o dígito verificador errado
Abaixo estão os dados de entrada e o dígito verificador, que coloquei 1 (errado)

2. Clicando no meu nome para inserir a senha
Para quem tem conta no Itau sabe que após a inclusão da agência e conta vem uma tela com o seu nome, onde ao clicar sobre o nome é apresentado o box de senha. Segue a tela que foi apresentada, onde o nome são diversos símbolos de "+".

3. Inserindo a senha
Bom, claro que eu fui adiante pra ver onde o ia dar esse teste. Eis que coloco o limite máximo de senha (6 digitos) para tentar entrar (não a minha senha, coloquei uma aleatoria), e o que aparece...


Como podemos classificar este bug?
Na minha opinião este bug é classificado como algum erro na massa de dados, que pode ter algumas possibilidades de ser apresentada, como:
  • Nome inserido no cadastro de forma errônea [1]
  • Massa de dados de homologação em produção
  • Teste de acesso de conta via Internet Bank em produção
[1]  mesmo o usuário do sistema inserindo uma massa de dados no sistema, este poderia pelo menos identificar uma quantidade grande de caracteres especiais que não pertencem a nome, como o símbolo "+"

E como vocês classificariam esse bug? Ou como analisariam ele para uma possível análise de causa-raiz?


Abraços e ótimos bugs pra vocês!

PS: Evidência de contato e relato sobre esse possível bug ao Itau, por meio do canal Atendimento/Envio de Mensagem

2 comentários:

  1. Elias, tudo bem?

    Comecei uma série igual a tua no meu blog, ok? Você autoriza a idéia?

    http://zarroboogsfound.blogspot.com/2010/09/erros-em-sites.html

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Mas é claro Mário!!!
    O importante é a disseminação do conhecimento, ou no caso as de bugs nos sites... rsrsrsrsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir