sábado, 1 de maio de 2010

Testlink 1.9 beta 4 lançado

O Testlink lançou hoje (01/05/2010) a versão 1.9 beta 4 com a correção de 39 dos 100 bugs existentes na versão 1.9 beta 3.

Você pode baixar a versão beta em: http://sourceforge.net/projects/testlink/files/

Algumas melhorias foram adicionadas. A melhoria mais significativa foi referente a criação de passos dentro do Caso de Teste. Na versão 1.9.x os passos passam a ser tratados como uma entidade, onde você criar um passo e resultado esperado de cada vez.

Esta ainda é uma versão beta. O uso dentro do ambiente em sua empresa pode não ser recomendado. Faça isso por sua conta e risco!

Abaixo algumas imagens referente a criação dos Casos de Teste e dos Passos.

Agora na criação do Caso de Teste os campos de Passos e Resultados Esperados foram retirados. Houve também a criação de um novo campo, a Pré-Condição. Agora podemos colocar no campo Sumário todos os dados referentes ao Caso de Teste como Objetivos, Documentos Relacionados, etc...

Após a criação do Caso de Teste, um novo botão Criar um passo é apresentado. Devemos clicar nesse botão para adicionar os Passos e os Resultados Esperados do Caso de Teste

Agora a criação do Passo é totalmente ligada ao Resultado Esperado, virando uma "linha" (entidade) para cada conjunto deste par. Todas as outras entidades são listadas também. A adição da entidade é feita clicando sobre o Passo ou Resultado Esperado.

Após a finalização da criação dos Passos e dos Resultados Esperados, podemos ver o Caso de Teste completo.


Dica do leitor Jefferson!
Instalando o Testlink 1.9 beta 4 em banco de dados MySQL 4.1

"Estou instalando a nova versão do Testlink e encontrei algumas dificuldades referente a versão do MySql. Na empresa utilizamos a versão 4.1, (por motivos de força maior,rs). No script que cria as entidades na base de dados, existem alguns atributos que estão definidos como varchar de 4000, que seriam mais apropriados para quem utiliza a versão 5.0 ou superior, para a versão 4.1 um atributo varchar aceita até 255 caracteres. Para quem precisa utilizar o novo Testlink com a versão 4.1 do MySql é só alterar o script "testlink_create_tables.sql" que fica no diretório: C:\wamp\www\testlink-1.9beta4\install\sql\mysql, isso para quem usa o Wamp Server, localizar e substituir o varhcar(4000) por blob. Depois disso é só instalar e usar."

Obrigado Jefferson pela dica!!!

3 comentários:

  1. Opa.
    Estou instalando a nova versão do Testlink e encontrei algumas dificuldades referente a versão do MySql. Na empresa utilizamos a versão 4.1, (por motivos de força maior,rs). No script que cria as entidades na base de dados, existem alguns atributos que estão definidos como varchar de 4000, que seriam mais apropriados para quem utiliza a versão 5.0 ou superior, para a versão 4.1 um atributo varchar aceita até 255 caracteres. Para quem precisa utilizar o novo Testlink com a versão 4.1 do MySql é só alterar o script "testlink_create_tables.sql" que fica no diretório: C:\wamp\www\testlink-1.9beta4\install\sql\mysql, isso para quem usa o Wamp Server, localizar e substituir o varhcar(4000) por blob. Depois disso é só instalar e usar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias,

    Estou com uma grande dificuldade com o testlink e talvez você possa me ajudar.
    Estou usando-o em minha máquina local, e não consigo adicionar imagens nos Steps dos casos de teste. Até consigo fazer o upload das imagens, porém ao inserir elas não aparecem. Creio que o problema esteja no FCKEditor, porém não achei em nenhum lugar como configurá-lo de modo local.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. brincadeira...
    passei um tempão procurando os passos e resultado esperado.
    ainda bem que achei esse artigo.
    não custava nada também criar logo o caso de testes pra ver como ia ficar, ne?
    valeu

    ResponderExcluir