terça-feira, 11 de maio de 2010

Automação de Teste - Revisão e Avaliação do Programa de Testes

A Revisão e Avaliação do Programa de Testes consistem em melhorar e aperfeiçoar todos os processos do Ciclo de Vida dos Testes Automatizados.

Após o término da execução dos testes a equipe de testes deve rever toda a eficácia do programa, analisando todos os documentos gerados desde a fase de concepção do modelo do CVTA (Ciclo de Vida dos Testes Automatizados) até a coleta de métricas depois da finalização dos testes. Esta fase precisa ser obrigatória para que o CVTA  continue trazendo resultados satisfatórios para o processo de testes.

Saberemos se a automação ajudou a verificar se os requisitos foram cobertos mais rapidamente e também a avaliação dos ganhos em tempo de detecção de defeitos e o tempo que as métricas estão sendo geradas.

Um documento muito importante comumente utilizado na Gerencia de Projetos e que deve fazer parte desta fase é o de Lições Aprendidas junto com documentos para apoio na melhoria deste programa como as Avaliações de Métricas, Documento de Atividades e Ações Corretivas que devem ser aplicadas. Todas as anotações em cada fase do CVTA são muito importantes para identificar os problemas enfrentados e se estes têm impacto neste programa.

Com todas estas informações podemos definir, junto com o gerente ou líder de testes, o retorno de investimento que este programa está trazendo para a empresa durante todo o ciclo de vida dos testes.

Feedback da equipe de teste devem ser coletados para saber se a utilização do programa está tendo o efeito esperado, suas expectativas, melhorias e falhas neste programa. Percepções sobre a utilização das ferramentas também devem ser coletadas.

E com este post encerramos a primeira seria sobre Automação de Teste!

Não deixe de ler os outros posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário