domingo, 13 de setembro de 2009

Serie Erros em Sites Web - Americanas 1

Este erro foi enviado pelo leitor do SemBugs Leonardo de Oliveira. Obrigado Leonardo!

Bom o erro basicamente é o anúncio de um relógio de pulso, porém com a imagem de um placa mãe Intel.
Quero pegar este erro pra falar um pouco sobre a Automação de Teste, pelo fato de que os testes automatizados não substituem os testes manuais.
Claro que, para este bug, ocorreu um erro no processo humano no momento de submeter a imagem do produto no site. Note que até o preço parace estar certo (apenas de eu achar o relógio caro... rsrsrssrs), porém o que você pode estar comprando não é exatamente o produto.

Vamos pensar no fato de automatizarmos os testes no nosso site (como o da Americanas) para garantir que todo o produto cadastrado esteja correto: descrição, preço, parcelar, disponibilidade, etc...
Conseguimos garantir tudo isso com a automação passando apenas alguns parâmetros para o script. Mas como faríamos para a imagem?
Bom, hoje existe ferramentas (QuickTest Professional e TestComplete) que fazem comparação de bitmaps, onde devemos dar uma imagem para a checagem e o local onde a ferrameta irá comparar. Até ai tudo bem...
Mas se ocorrer um falha em um passo anterior como ocorreu aqui, de alguem ter colocado a imagem errada no momento do cadastro do produto?
O script, sem utilizar a função de comparação de bitmap (existente em apenas algumas ferramentas) vai passar e dizer que está tudo OK, mas existe o erro, e ele é visível!

Por uma dessas que, por mais que a Automação de Teste seja muito boa a traz uma série de benefícios ela nunca vai substituir o fator humano. Com um simples Teste Exploratório conseguiriamos descobrir este problema!

Imagem inicial com bug
clique na imagem para ampliar

Imagem depois da correção
clique na imagem para ampliar

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário