domingo, 13 de setembro de 2009

6 Encontro Mensal ALATS São Paulo - Agile e Scrum

Data: 30 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18:30 - 22:00
Local: Av. Paulista, 726 – 17º andar conj. 1707D – próximo a estação de metro Brigadeiro (veja mapa no final do post)

Objetivo:
Aumentar o contato entre profissionais da área de Teste de Software e Garantia da Qualidade, bem como estimular a troca de conhecimentos, experiências e práticas de sucesso.

Tema do Encontro:
Agile e Scrum - O Tsunami da Agilidade na Praia dos Testes: Novos Modelos, Novas Ferramentas.

Conteúdo:
O modelo de desenvolvimento ágil sacode muitas das confortáveis premissas nas quais se baseava o desenvolvimento de sistemas até poucos anos atrás. A gestão da qualidade de software em geral, e as disciplinas de teste em particular, passam a ser afetadas substancialmente por este novo modelo:muda a inserção do profissional de testes dentro do processo, muda a importância relativa das técnicas de teste, muda a forma e o foco da gestão.
Novos focos e novas necessidades inspiram novas ferramentas. Paradoxalmente, coube aos desenvolvedores ágeis investir grande esforço em ferramental específico para testes e qualidade, mas os profissionais de testes e qualidade não têm participado ativamente deste processo.
Na primeira parte desta palestra, serão apresentadas as premissas do teste de software num contexto ágil, discutindo
como as mudanças do modelo afetam o perfil do profissional de testes do ponto de vista da gestão, da adoção da automação, das novas capacidades e habilidades necessárias, e dos papéis dentro da organização de desenvolvimento.
Na segunda parte, serão apresentadas novas ferramentas de teste originadas na comunidade ágil para suportar as necessidades de teste automatizado: bibliotecas para teste unitário, dublês de teste, (acceptance-)test-driven development, behavior-driven development, arquiteturas para favorecer a testabilidade, linguagens específicas de domínio e inserção do teste automatizado na integração contínua.

Agenda:
18:30 Credenciamento e networking entre os participantes
19:00 Início da palestra
20:00 Coffee break e networking
20:30 Continuação da palestra
21:30 Espaço aberto para discussão de temas da ALATS e da comunidade de Qualidade de Software em geral
22:00 Encerramento

Palestrante:
Jorge Diz, Mestre em Engenharia Elétrica e Bacharel em Ciência da Computação, ambos pela UNICAMP.
Consultor com mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação, abrangendo desenvolvimento, testes, requisitos, liderança de projetos, pesquisa tecnológica e ensino. Atuou principalmente nos setores financeiro e de telecomunicações, em grandes empresas.
Começou a trabalhar com testes em 1994 e a estudar metodologias ágeis em 2000. Apresenta frequentemente palestras sobre tecnologia Java, testes e metodologia em eventos técnicos e acadêmicos, incluindo várias edições do JustJava e XP Brasil. Foi responsável pela trilha de metodologias no TDC (The Developers´ Conference) 2008
em São Paulo.
Atualmente é instrutor na Globalcode, onde se especializou em treinamento de teste de software baseado em ferramentas open source para times ágeis. Possui as certificações CSM, SCJP e SCWCD.

Inscrições:
- Associados ALATS: R$ 25,00
- Não Associados: R$ 30,00
Inscrições para o Encontro Mensal - Até 29/09/2009 às 18:00h!
Ficha de inscrição: http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=235
Pagamento da Inscrição: http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=238

A participação na palestra Vale 3 PDTS para a renovação da CBTS
Reserve pelo e-mail sp@alats.org.br

Mapa do Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário